Notícias

Gostamos de compartilhar novidades.

Fisco faz auditoria em empresas do Simples Nacional


A Delegacia Fiscal de Goiânia tem intensificado auditorias em micro e pequenas empresas participantes do Simples Nacional com o intuito de coibir a sonegação de ICMS no Estado. A meta é o incremento da arrecadação em 10% este ano.

O trabalho tem sido realizado por grupos econômicos, ou seja, focando determinadas áreas de atuação dessas empresas a cada vez. Para isso, foram criados grupos de auditorias para os setores da indústria, atacado, varejo, serviços e comércio exterior.

Auditor fiscal, Márcio Jorge esclarece que no caso do seu núcleo, a equipe trabalha com auditorias diversas, como a básica do ICMS. Assim, as auditorias pretendem verificar a diferença existente entre as operações realizadas por meio de cartão de crédito e o valor declarado pelo contribuinte.

Márcio Jorge destaca que das 70 auditorias em pequenas e microempresas do Simples Nacional, nos últimos dois meses, todas apresentaram algum tipo de irregularidade fiscal, como valor tributável declarado inferior ao volume de registro de vendas feitas pelo cartão de crédito. A auditoria da disponibilidade, objetiva verificar a compatibilidade do caixa da empresa e o saldo bancário do contribuinte, explica o auditor.


Fonte: Sefaz (www.sefaz.go.gov.br)




Data: 11 de Junho de 2015 às 14:42